(11) 2434-0386

(11) 95354-0163

Dicas para montar um bom currículo de estágio

Para quem busca colocação no mercado de trabalho ou novas oportunidades profissionais é necessário estar atento na hora de redigir o currículo. Lembre-se de que ele é uma apresentação da sua vida e que cometer erros como excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas ou erros de português pode custar uma boa oportunidade de trabalho.

Por isso, aí vão algumas dicas para você não transmitir uma imagem positiva a seu respeito.

Dados pessoais: resumem-se ao seu nome, Cidade/UF, telefone, e-mail, data de nascimento e só. estado civil e endereço completos são opcionais. Não há necessidade de colocar número de CPF, RG, carteira profissional ou título de eleitor. A função do currículo é estimular uma entrevista pessoal. Para ser encontrado de forma rápida e fácil, mantenha sempre atualizado o e-mail e o número de telefone, bem como um telefone de recados, mas lembre-se de avisar quem receberá estas ligações das empresas que te procurarem.

Objetivo: deixe claro, logo no início, a qual cargo você se candidatou ou qual a sua área de interesse.

Formação: mencione curso de nível superior, pós-graduação, especializações que fez, na ordem do mais recente para o mais antigo Lembre-se de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições.

Experiência profissional: trata-se de um resumo relâmpago sobre a sua carreira. Quem está avaliando muitas vezes busca conhecimentos, relaizações e experiências específicas e precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados bem como realizações, resultados práticos em suas passagens nas empresas.

Neste item vale ressaltar que no caso de ainda reunir experiência profissional, vale relatar projetos, trabalhos e experiências acadêmicas. E aqueles que participam de Empresas Juniores, normalmente estão um passo à frente dos seus concorrentes.

Histórico profissional: o ideal é salientar os cargos mais recentes. Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa. O ideal é que tenha no máximo 3 empresas citadas, logo cite as que foram mais relevantes no seu desenvolvimento profissional.

Salários: não mencione pretensão salarial. Somente se o anúncio pedir para você informar quanto quer ganhar, mas deixe para tratar deste assunto mais tarde.

Foto: Este item é bastante polêmico, mas entendemos que se a sua carreira não depende apenas de sua aparência física, a foto passa a ser desnecessária em seu currículo, uma vez que o que interessa para que te avalia são suas habilidades e conhecimentos. Então cuidado ao inserir uma foto, pois pode parecer que você está mais interessado em “vender uma imagem do que um conteúdo.”

Lembrando que seu currículo não poderá ter mais que uma página, logo cuidado com o excesso de texto desnecessário, e como já mencionado no início deste artigo.

Seguindo estas dicas tenha certeza que você será convocado para muito mais entrevistas, para assim, finalmente, ser contratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *