3 Dicas para você praticar a Retenção de Talentos
3 dicas para praticar a “Retenção de Talentos”
A Retenção de Talentos é fundamentada, à grosso modo, em comportamentos e ações práticas que uma empresa precisa implantar, para possibilitar a permanência de profissionais mais capacitados na organização, conquistando este capital humano para que o mesmo venha permanecer por mais tempo desempenhando suas funções de maneira excelente.
Essa estratégia já é adotada pelas maiores companhias do mundo, sendo uma delas a própria Unilever. Porém, mesmo as micro e pequenas empresas devem se atentar ao assunto, caso contrário serão devoradas pelo mercado, cada vez mais complexo e competitivo.
Por isto, preparamos para você, 3 dicas práticas de como implantar essa metodologia tão efetiva, e desenvolver a retenção dos melhores profissionais na sua empresa.
01 – Plano de Carreira
A possibilidade de construir uma carreira longa e de sucesso em uma empresa é o ideal de muitas pessoas, e a empresa que pode apresentar um plano de carreira completo e bem estabelecido tem mais chances de reter seus melhores profissionais.
A elaboração de um plano de educação corporativa em conjunto com um plano de carreira de longo, é um investimento fundamental para que essa retenção seja possível. Funcionários ‘perdidos’ em relação as possibilidades de crescimento na profissão tendem a desenvolver altos níveis de insatisfação.
2 – Crie uma cultura de Feed Back
A partir disto, é necessário apresentar uma cultura de feed-back’s efetiva, que busque orientar o colaborador em quais pontos ele deve melhorar para atingir seus objetivos dentro do plano estabelecido.
Essa execução deve envolver desde a postura profissional do colaborador, até sua produtividade nas atividades que vem desempenhando. É importante abordar também o seu sentimento quanto aos processos que vem sendo desenvolvidos em conjunto com a empresa.
3 – Reconhecimento
Um dos maiores facilitadores da motivação de profissionais é o reconhecimento. Portanto, não deixe de parabenizar seus funcionários em casos de sucesso e da execução de um trabalho bem feito. Esse feedback pode fazer toda a diferença para um colaborador.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Entre em contato conosco e agendaremos uma conversa.